Navegando com segurança: os 14 melhores mecanismos de pesquisa privados

Os mecanismos de busca privados protegem contra hackers e anúncios. Descubra os melhores e veja por que o modo de navegação anônima não funciona.

Navegação segura: os 14 melhores mecanismos de busca privados

Quando você pensa num mecanismo de pesquisa, provavelmente pensa no Google. Esse gigante é um dos maiores mecanismos de busca do mercado, mas isso não significa necessariamente que também seja o melhor. Na verdade, ao usar o Google, você ajuda principalmente grandes empresas a ganharem dinheiro com os seus hábitos de navegação.

É hora de encontrar um mecanismo de pesquisa que respeite a sua privacidade e não te bombardeie com anúncios indesejados.

O que são mecanismos de pesquisa privados?

Toda vez que você insere uma pesquisa no Google, o Google a registra. Se você estiver procurando um local no Google Maps, o Google sabe disso. Não é à toa que você continua recebendo tantos anúncios. Mecanismos de busca como o Google ou o Bing criam um perfil digital dos seus hábitos de navegação e vendem seus dados a terceiros. Esses terceiros tentarão te compelir a comprar coisas, bombardeando você com anúncios e pop-ups.

Os mecanismos de pesquisa privados não fazem isso. Eles não coletam seus dados para fornecer resultados de pesquisa perfeitos. Eles não armazenam suas consultas nem rastreiam seus passos na internet e mantêm suas pesquisas seguras e anônimas. Eles são, de fato, uma alternativa perfeita aos mecanismos de pesquisa regulares. Eles são tão eficientes quantos os outros, mas sem o hábito irritante de rastrear cada movimento seu e invadir sua privacidade.

Resumindo, os mecanismos de pesquisa privados fornecem resultados confiáveis e garantem uma experiência de navegação anônima.

O que é pesquisa anônima?

Você provavelmente já descobriu que o Google e outros mecanismos de pesquisa regulares também oferecem um modo anônimo ou privado. É uma forma de navegação privada que não deixa tantos rastros quanto a navegação normal.

O modo de navegação anônima tem suas vantagens. Se você estiver navegando nesse modo, por exemplo, seu navegador esquece sua sessão assim que você fecha a janela anônima. Nada é mantido no seu histórico de navegação e todos os cookies que você criou durante a sessão são apagados. Cookies são pequenos pedaços de dados que registram suas atividades online e são a razão pela qual as lojas virtuais lembram em quais itens você está interessado, mesmo dias depois de você ter visitado a loja.

Navegar no modo privado pode ser útil para pesquisar tópicos delicados. Ou se você quiser entrar em várias contas sem ter que entrar e sair todas as vezes. Embora certos aspectos sejam mantidos privados, isso não ajuda muito se você quiser manter a invisibilidade online durante suas sessões de navegação.

Claro, é bom que o modo privado apague os dados temporários, mas isso só acontece depois que você fecha o navegador. Enquanto você está navegando, tudo o que você faz fica visível para terceiros. Sites e serviços de internet ainda podem acompanhar suas atividades online, vinculando essas atividades entre várias contas e perfis.

Por exemplo, quando você entra no Facebook, o Facebook sabe o que você está fazendo em outros sites e ajusta a sua publicidade: mesmo no modo privado. As tecnologias de rastreamento são altamente avançadas, tornando quase impossível bloqueá-las, não importa quantos métodos privados você use. Mesmo se você não fizer login em nenhum lugar, os sites que você visita ainda têm acesso ao tipo do seu dispositivo, dados do navegador e endereço IP. Dessa forma, eles ainda podem descobrir quais são suas preferências e vincular isso a outras informações disponíveis sobre você.

Portanto, embora o modo privado oculte suas atividades online no navegador que você está usando, ele não oculta a sua navegação do seu provedor de serviços. Também não apaga os arquivos baixados.

Suas pesquisas são registradas e associadas à sua conta, tornando impossível navegar verdadeiramente anonimamente.

Os melhores motores de busca privados

Sabendo como é difícil ficar invisível na web, mesmo no modo privado, fica claro que somente um mecanismo de pesquisa privado pode manter o rastreamento no mínimo. É por isso que você deve escolher um mecanismo de pesquisa totalmente dedicado à sua privacidade.

Listamos alguns dos melhores mecanismos de pesquisa privados existentes. Esses mecanismos mantêm sua privacidade sem fazer concessões à qualidade dos resultados de pesquisa. Eles também têm uma interface amigável e oferecem uma experiência personalizada devido às suas várias opções de configuração.

  • DuckDuckGo é um dos mecanismos de pesquisa mais seguros do mercado. Ele nunca rastreia suas pesquisas e, simultaneamente, oferece uma experiência de pesquisa de alta qualidade. Isso porque ele reúne resultados de mais de quatrocentas fontes, que incluem Bing, Yahoo e Wikipédia. A única desvantagem do DuckDuckGo é que ele usa seu endereço IP para fornecer resultados locais. Claro, seu endereço IP é imediatamente excluído depois que você recebe os resultados, mas algumas pessoas preferem que seus endereços não sejam usados. No geral, é um dos melhores mecanismos de pesquisa privados, especialmente quando se trata de experiência do usuário. Acesse DuckDuckGo.
  • Startpage é um poderoso mecanismo de pesquisa que permite navegar por um servidor proxy para que os sites não rastreiem seu endereço IP nem localização. Você pode adicionar o Startpage ao seu navegador, e ele pega os resultados do Google e os entrega a você. Você pode ver os resultados do Google sem ser rastreado pela empresa. O serviço não rastreia nenhuma das suas informações, incluindo suas consultas de pesquisa. A experiência é muito semelhante à do Google; até a interface é praticamente a mesma. Você pode pesquisar facilmente na web ou procurar imagens e vídeos. Os resultados da pesquisa estão mais alinhados com os do Google, então se você estiver procurando uma versão privada do Google, acabou de encontrar. O Startpage oferece resultados semelhantes aos do Google sem coletar seus dados. Acesse Startpage.
  • Qwant garante que não registra nenhuma informação do usuário para usar para publicidade. Ele também promete aos usuários que eles não ficarão presos em sua própria bolha, o que significa que os resultados da pesquisa não se limitam aos seus hábitos de navegação ou perfil comportamental. Isso significa que, se você estiver no espectro político certo, ainda conseguirá ver resultados de pesquisa que contradizem suas crenças gerais e vice-versa. O mecanismo também é muito fácil de usar, categorizando os resultados da pesquisa em várias categorias úteis, como Notícias e Redes sociais. A interface do Qwants também permite que você restrinja seus resultados a notícias, imagens, redes sociais ou vídeos. Além disso, você pode personalizar sua página inicial para exibir trending topics, por exemplo. Embora o Qwant não crie um perfil de usuário, é possível se registrar no mecanismo e, em seguida, criar um perfil você mesmo. Dessa forma, você pode receber anúncios personalizados, caso ainda queira, e permanecer privado enquanto navega. Acesse Qwant.
  • WolframAlpha oferece conhecimento especializado para quem procura informações sobre pessoas, saúde, finanças, música, filmes, cálculos e muito mais. Ele usa algoritmos embutidos, bases de conhecimento e tecnologia de IA para fornecer conhecimento aberto sobre todos esses tópicos, mas nunca rastreia o que você procura. Perfeito se você quiser calcular dados, pesquisar estatísticas e encontrar respostas de especialistas para todas as suas perguntas. Acesse WolframAlpha.
  • Ecosia é um mecanismo de busca privado baseado no Bing. O bom do Ecosia é que ele é o primeiro navegador privado ecologicamente correto: ele planta árvores enquanto você pesquisa e apoia o reflorestamento. Até o final do ano passado, um total de 116 milhões de árvores já haviam sido plantadas. Se você usar o Ecosia, pode ter certeza de que todas as consultas de pesquisa serão criptografadas e que nenhuma ferramenta de rastreamento externa será usada. Além disso, você pode desativar qualquer rastreamento que a empresa oferecer para fornecer resultados de pesquisa e publicidade personalizados. Acesse Ecosia.

Como usar um mecanismo de pesquisa anonimamente

Se quiser manter o rastreamento no mínimo, você precisa escolher um navegador que não mine seus dados e se concentre na privacidade. Além disso, é sempre sensato usar uma VPN confiável toda vez que você se conectar à world wide web.

Etapas básicas para uma experiência de navegação anônima:

  • Exclua seu histórico de pesquisa sempre que usar a internet
  • Ative o modo de navegação anônima para obter uma camada adicional de proteção
  • Use um navegador privado quando estiver navegando na web
  • Considere implantar uma VPN para criptografar seu tráfego e garantir que os provedores de serviço não possam te rastrear

Quer saber mais sobre VPNs? Saiba mais sobre o uso e benefícios de VPNs.

Lista completa de mecanismos de pesquisa que não rastreiam você

  • DuckDuckGo
  • MetaGer
  • Qwant
  • Mojeek
  • SearX
  • Startpage
  • Swisscows
  • Yahoo!
  • WolframAlpha
  • Ecosia
  • Yippi
  • Gibiru
  • Gigablast
  • SearchEncrypt
Enviar uma mensagem de texto
Leia mais sobre mensagens de texto